sexta-feira, 19 de agosto de 2011

REGULAMENTO DA II OLIMPÍADA INTERNA DA ESCOLA LBERDADE

Estado do Pará
Secretaria Estadual de Educação
4ª Unidade Regional de Educação
Escola Estadual de Ensino Médio LIBERDADE
Marabá – Pará

II OLIMPÍADAS INTERNAS DA ESCOLA LIBERDADE – OLIEL
24/25/26 e 27 de Agosto de 2011.

REGULAMENTO


DOS OBJETIVOS

Art. 1º - DOS OBJETIVOS
A II OLIMPÍADAS da Escola LIBERDADE – OLIEL, tem como objetivos Promover a integração entre as turmas das diferentes séries da  nossa escola por meio de competições esportivas baseadas no espírito de igualdade, respeito, justiça e confraternização;
·         Promover a OLIEL em clima de atitudes pacíficas, baseadas em valores que possibilitem competições saudáveis, compromisso, honestidade, esportividade, respeito e confiança;
·         Potencializar a participação e inclusão de todos, a fim de despertar o interesse e o prazer pela prática esportiva, valorizando o processo participativo e educativo.
·         Confraternização Geral da comunidade escolar.
ART. 2º- DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora da II OLIEL será exercida pelo Professor de Educação Física: Salatiel Soares Aires, pela Diretora da Escola: Maria Neide S.Moraes , Vice Diretora: Maria do Carmo R. de Almeida e Coordenadoras Pedagógicas: Rosemeire Nasc. da Silva e  Aldina Rodrigues de S. Arruda.
ART. 3º- DAS equipes
A II OLIEL será disputada entre as seguintes equipes: Equipe PRETA, Equipe VERMELHA, Equipe VERDE, Equipe AMARELA e Equipe AZUL.
§ único – cada equipe terá uma coordenação composta por dois (02) professores(as), sendo um(a) do turno da manhã e outro do turno da tarde e dois(02) aluno(a)s.
ART. 4º- DAS CATEGORIAS
     A II OLIEL CONSTARÁ DAS SEGUINTES CATEGORIAS:
·         Categoria    “A”  -  ATÉ 16 anos – nascidos a partir de 1995
·         Categoria    “B”  - 17 anos acima.
            ART. 4º- DAS MODALIDADES        
    AS MODALIDADES DA OLIEL SÃO:
·         Futsal – Categoria  “A” Feminino
·         Futsal – Categoria  “B” Feminino
·         Futsal – Categoria  “A” Masculino
·         Futsal – Categoria  “B” Masculino
·         Queimada- Categoria A e B feminino
·         Voleibol - Categoria B –Masculino
·         Voleibol - Categoria B –Feminino
·         Voleibol - Categoria A –Mista
·         Handebol categoria A e B – Feminino
·         Handebol categoria A e B – Masculino
·         Basquete Adaptado cat. B Fem.e Masc.
·         Xadrez – Cat. Mista Feminino
·         Xadrez – cat. Mista Masculino
·         Tenis de mesa cat. A Feminino
·         Tenis de mesa cat. A Masculino
·         Tenis de mesa cat. B feminino
·         Tenis de mesa cat. B Masculino
·         Atletismo:
100 m rasos cat. A Fem.
100 m rasos cat. B Fem.
100 m rasos cat. A masc.
100 m rasos cat. B Masc.
Revezamento. 4 x 100- cat. A/B MASC. FEM.
ART. 5º - Da Inscrição
A inscrição nas modalidades será realizada pelos responsáveis pelas equipes.
ART. 6º – DISPUTAS:
·         Todas as partidas terão caráter classificatório (somas de pontos) – Será campeão quem somar a maior quantidade de pontos.
·         As equipes deverão cumprimentar-se no início ou no término de cada modalidade.
·         Quanto à duração das partidas:
A.  Futsal                                                          16 minutos-2Tde8’
B.  Queimada                                                    10 minutos
C.  Voleibol                                                               3 set de 15 pontos
D.  Handebol                                                     16 minutos-2Tde8’
E. Basquete Adapt.                                            07 minutos direto
·         Para que aconteçam os jogos, serão necessárias no mínimo 02 equipes em cada modalidade.
·         Cada modalidade será regida por regra específica detalhada no anexo I deste regulamento. 
ART.7º - AS EQUIPES DEVERÃO comparecer nos horários determinados no local da competição.
·         TODAS AS EQUIPES terão tolerância de 03 minutos, caso não compareçam poderão perder por WXO
·         INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO de alunos fora da faixa etária à equipe sofrerá punição de 10 pontos.
OBSERVAÇÃO: Será permitido a inscrição e participação de atletas com menor idade em Categoria imediatamente superior a faixa etária do mesmo.
ART. 8º - DA DISCIPLINA:
·         Caso haja agressão verbal/física por parte da torcida aos organizadores/Professores/Árbitro, a equipe correspondente a esta, estará desclassificada da modalidade. Em casos gravíssimos cabe a direção da escola tomar providência.
·         No caso de expulsão, o atleta infrator não poderá participar da partida subseqüente.
·         Caso haja alguma reclamação por parte da equipe, esta deverá ser feita somente pelo professor que assinou a ficha de inscrição, a mesma não deverá ser feita na presença de alunos.
·         O (a) professor (a) que fizer reclamação ao arbitro, representante de equipe, alunos ou pessoa da organização usando de agressividade ou deferindo palavrões acarretará punição da perca de 10 pontos para equipe que este representa.
·         Professores-técnicos, árbitros, alunos-atletas, pais ou responsáveis de alunos-atletas e torcedores não deverão fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas nos locais de jogos ou provas.
ART. 9º - DAS INSCRIÇÕES
Ø  A inscrição dos educandos deverá ser efetuada pelos responsáveis pela equipe
Ø  Uma vez efetuada à inscrição, só será permitida 05 (cinco) substituições por modalidade coletiva e 02 (duas) modalidades individuais:
ART. 10º - DA PREMIAÇÃO:
Será  premiados com medalhas os alunos que alcançarem 1º e 2º e 3º lugar e com troféu a equipe que alcançar a maior pontuação:         
1º Lugar – 10 Pontos
                                    2º Lugar – 05 Pontos 
                              3º Lugar – 03 pontos
                                    Caracterização pela cor da equipe – 10 pontos
ART. 11º – DA PARTICIPAÇÃO:
É livre a participação dos alunos em todas as modalidades, todavia a coordenação da equipe deverá primar pela participação de todos.         
ART. 12º – Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Direção Geral, Comissão Organizadora deste evento.         




















ANEXO I – REGRAS DAS MODALIDADES

ATLETISMO

 CORRIDA DE 100M – RASOS


·         A largada será com saída baixa, estando o aluno atrás da linha de partida.
·         A largada será anulada caso um dos alunos largue antes do sinal (queimar a largada)
·         O aluno não pode sair de sua raia e passar à do colega
·         O aluno participante da corrida não deve incomodar o colega ao lado.
·         O aluno que largar mais de duas (02) vezes antes do sinal será desclassificado.

 CORRIDA  DE  REVEZAMENTO  -  4  X  100

1-A largada será com saída baixa, estando os alunos posicionados atrás da linha de partida.
2- A largada será anulada caso o aluno participante largue antes do sinal (queimar largada)
3- O aluno que largar antes do sinal mais de 02 (duas) vezes seguirá desclassificado.
4- Os alunos que farão parte do revezamento deverão está posicionado atrás das linhas demarcadas.
5- Os alunos não deverão se antecipar (passar da linha) antes que o companheiro de equipe lhe entregue o bastão.
6- O aluno deverá correr somente em sua raia.
7- O aluno deverá passar o bastão para o seu companheiro  dentro da zona de passagem.
8- O aluno não poderá correr mais de uma vez, dentro da modalidade de revezamento.

Q U E I M A D A  

1-    A equipe será composta de dez (10) atletas;
2-    A posse de bola no início da partida será definida mediante par ou impar.
3-    O campo é dividido ao meio e são estabelecidas uma ZONA (Cemitério) para onde vão os jogadores que são “QUEIMADOS”.
4-    Apesar de ter sido queimados, os jogadores que ficam no cemitério permanecem no jogo podendo queimar os oponentes.
5-    Será considerado “QUEIMADO” o jogador que for tocado pela bola e não conseguir segura-la.
6-    Os jogadores não poderão ultrapassar as linhas demarcadas da área de jogo, caso aconteça o jogador  perderá a posse de bola.
7-    Se o atacante invadir o campo adversário no ato do seu arremesso e queimar, o mesmo será anulado e a posse de bola vai para equipe adversária.
8-    O jogador que recepcionar a bola terá que arremessá-la.
9-    Se a bola lançada pela equipe adversária tocar um jogador e ricochetear batendo em outro da mesma equipe e cair no chão, o último jogador tocado será considerado queimado.
10- Se a bola lançada pela equipe adversária tocar um jogador e ricochetear batendo em outro da mesma equipe e este segurá-la os mesmos não serão considerados queimados.

FUTSAL
                                
·        Será utilizada a regra oficial de FUTSAL
VOLEIBOL

·         A equipe será composta de seis(6) atletas;
·         Será utilizada a regra oficial do Voleibol, com algumas adaptações a serem esclarecidas aos competidores antes do início da partida.
HANDEBOL
  • A equipe será composta de sete(7) atletas;
  • De posse da bola o jogador só poderá dar três passos antes de arremessá-la ao gol ou passá-la ao colega. Se este item não for respeitado o juiz da partida marcará falta que deverá ser cobrada, passando a bola ao companheiro ou arremessando-a ao gol.
·         O jogador defensor não poderá tocar no braço do atacante que detém a posse da bola, fato este considerado 01 falta será cobrada passando a bola ao companheiro ou arremessando-a ao gol..
·         Haverá uma área exclusiva do goleiro previamente delimitada por uma linha . Esta não poderá ser ultrapassada pelo jogador de linha. Se a infração deste item ocorrer por parte do atacante será considerada falta. Se for parte do defensor e este tocar na bola, será cobrada uma falta a ser cobrada pelo time atacante.
·         Vencerá a partida a equipe que fizer maior número de gol
·         Se ao fim do tempo normal não houver vencedor, será dado 05 (cinco) minutos de prorrogação, permanecendo o empate, a partida será decidida em cobrança de sete metros.  

XADREZ

  •  As regras utilizadas nesta competição serão as mesmas adotadas pelo clube de xadrez de marabá em suas competições estudantis.
  •  Será utilizado o relógio de xadrez
TENIS DE MESA

  • Um atleta por equipe disputará um set de 11 pontos diretos;
  • Será utilizada a regra básica desta modalidade.
BASQUETE ADAPTADO

·         A equipe será composta de quatro (4) atletas;
·         O Basquete adaptado será realizado utilizando-se de uma cesta de basquete afixada  em uma tabela  e um espaço delimitado, onde quatro jogadores de cada equipe disputarão a bola de basquete com o objetivo de fazer o maior numero de cestas.
·         O início da partida dar-se-á com dois jogadores um de frente para o outro e o arbitro jogará a bola para cima entre os dois.
·         O jogador não poderá correr com a bola sem batê-la ao chão;
·         O jogador não poderá tentar tirar a bola do adversário tocando-lhe o braço ou empurrando-o.
·         Será aplicada a regra oficial básica do basquetebol
·         Vencerá a partida a equipe que fizer maior número de cestas.
As dúvidas provenientes da interpretação e aplicação deste regulamento serão dirimidas pela coordenação da II OLIEL.





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